sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dilma abandona ferrovia




Não é só o projeto da Transposição que praticamente parou no Nordeste. Considerada vital para impulsionar a economia do Nordeste, a ferrovia Transnordestina também emperrou. Em Arcoverde, as obras do túnel da ferrovia estão paradas desde setembro do ano passado.
No Piauí, o projeto já consumiu R$ 1,075 bilhão e os trechos deveriam ter sido entregues em 2010, segundo o contrato entre a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) e a construtora Odebrecht.
O valor investido no trecho piauiense corresponde a mais de dois terços do total de R$ 1,456 bilhão previsto após um recente financiamento complementar feito pelo governo federal. A data original de entrega da ferrovia era dezembro de 2010. A obra está orçada atualmente em R$ 7,5 bilhões, valor R$ 3 bilhões mais caro do que sua previsão original.
O prazo anterior de conclusão da obra, no último balanço do PAC 2, era dezembro de 2015. A ferrovia ligará o sertão nordestino aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). Segundo o Ministério dos Transportes foram executados apenas 42% dos trabalhos de infraestrutura e 35% das obras de arte especiais – pontes e viadutos – nos 420 km da linha entre as cidades de Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE).
O orçamento total para a construção nos três Estados saltou de R$ 4,5 bilhões, em 2007, para R$ 7,5 bilhões, em 2013. A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato.
O projeto prevê 2.304 km de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. O atraso na conclusão da ferrovia Transnordestina prejudica a expansão do agronegócio e da mineração no Piauí, que vê nesse empreendimento a chance de potencializar o transporte de cargas, escoando grãos e minérios até o mar a custos mais baixos.


O Estado já tem ferrovias que vão até os portos de Pecém (CE) e Itaqui (MA), mas a Transnordestina ligaria as regiões de agronegócios e de mineração ao porto de Suape (PE). No caso de Pernambuco, a obra está muito mais atrasada no que no Piauí, mas Dilma continua mentindo, vendendo a ideia de que o projeto está de vento em popa.
Fonte:  Blog  do  Magno Martins
08/02/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário