O software Can Game, criado por professor e estudantes da
Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM) para o
desenvolvimento cognitivo de crianças autistas, foi considerado o melhor
projeto empreendedor do mundo na categoria cidadania no desafio online da
Imagine Cup, competição mundial de tecnologia da Microsoft. O resultado foi
divulgado na última terça-feira (28) e a premiação foi de 3 mil dólares.
A ideia nasceu durante o mestrado do professor Eraldo Guerra
em engenharia de software. O professor levou a proposta para a escola. Na
ETEPAM, a exemplo de todas as demais escolas técnicas ou de referência,
empreendedorismo é uma das disciplinas da grade curricular. Foi nessas aulas
que a ideia tomou corpo. Professor e estudantes formaram a Life Up – célula
empreendedora que, com a premiação na Imagine Cup, está em vias de se transformar
em empresa já de olho nas possibilidades do mercado.
O Can Game é um jogo que usa o Kinect, um sensor de
movimentos do Xbox, da Microsoft, para ajudar crianças autistas a aprender
habilidades sociais, motoras e matemáticas. “Nossa ideia é promover o
empreendedorismo social, que possa trazer benefícios à sociedade”, afirmou o
professor que também encabeça outros projetos de empreendedorismo cidadão como
o Carpet of Life, lona biodegradável para ser aplicada em áreas de
deslizamento de barreiras, e o Atlantis Access, um aplicativo cujo
objetivo é gerenciar informações pertinentes a deficientes físicos capaz de
mostrar, por exemplo, o melhor trajeto a ser percorrido levando conta critérios
de acessibilidade. Todos os projetos são da ETEPAM.
A Life Up agora se prepara para a final mundial da
Imagine Cup 2014, que acontece em julho em Seattle, nos Estados Unidos.
Fonte: Blog do Sertão
Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário